2006-11-04

Introdução

A hierarquia Militar é constituída por diferentes Postos e Distintivos que a seguir exemplifica.

Estrutura

No Exército Português existem três categorias de Postos; Praças, Sargentos e Oficiais. Contudo, dentro da categoria de Oficiais existe subcategorias, Oficiais Subalternos, Oficiais Superiores e Oficiais Generais.

Praças

Os quadros lêem-se da esquerda para a direita.

São a categoria mais baixa da hierarquia militar, sendo o Posto de Soldado o mais baixo, sem nenhuma responsabilidade ao nível de chefia.

Sargentos

Para ingressar na categoria de Sargentos é necessário frequentar a Escola Nacional de Sargentos. O Segundo-Furriel e o Furriel são Sargentos que não pertencem ao quadro permanente do Exército, os restantes são do quadro permanente. O Posto mais elevado nesta categoria é de Sargento-Mor, geralmente têm como missão a de ser adjunto de um Oficial Superior.

Oficiais Subalternos

São as patentes mais baixas na categoria de Oficial. Para ingressar na carreira de Oficial tem de se frequentar a Academia Militar durante um período de 5 anos. O final do curso equivale a uma Licenciatura.

No final da Academia Militar é atribuído o Posto de Aspirante, mas terá de efectuar um estágio numa Unidade ou Orgão Militar para concluir a sua formação de Oficial com o Posto de Alferes. Pode, a partir desse momento passar a desempenhar algumas funções (poucas) de chefia, por ex. como responsável de um pelotão de recrutas.

O Posto mais elevado nesta categoria é de Capitão.

Oficiais Superiores

São militares com responsabilidade de Chefia nas diversas entidades, Orgãos e Estabelecimentos militares. Sendo a patente mais elevada o Posto de Coronel.

Oficiais Generais

É a categoria de Oficiais mais elevada do Exército, estes Oficiais além da formação superior que possuem da Academia Militar, frequentam posteriormente um curso no Instituto de Altos Estudos Militares que lhes confere competências para desempenharem funções ao mais alto nível.
O Posto mais elevado é o de Marechal. É um título atribuído pelo Conselho Superior de Defesa Nacional e um dos requesitos é o militar ter sido Presidente da República. Ex: Marechal Costa Gomes.